O VI ENCONTRO BRASILEIRO DE EDUCOMUNICAÇÃO, a realizar-se de 10 a 12 de junho, no campus da PUC/RS, simultaneamente ao
III EDUCOM SUL, volta-se, em 2015, para a relação entre os conceitos de Diversidade e de Educomunicação.
O tema geral do evento objetiva aprofundar a reflexão sobre as relações
entre a prática educomunicativa e os diferentes modos de ser, pensar, viver,
trabalhar e expressar-se, num mundo em mudanças.Devido ao caráter
interdisciplinar da Educomunicação, o tema será de vital importância para a
legitimação do conceito, contribuindo para a definição de indicadores sobre a
coerência entre teoria e prática.
O VI Encontro e o III EDUCOM SUL abrem seis eixos temáticos
para a inscrição de trabalhos, a saber:
1. Educomunicação gênero
e raça/etnia.A proposta do eixo temático é de refletir sobre novos saberes que
precisam ser tecidos e como esta tessitura pode contribuir para o avanço do
direito de expressão das diversidades.
2. Educomunicação e desenvolvimento
social e ambiental. A grande questão que se coloca, nesse eixo é: Que
contribuição a Educomunicação oferece às novas gerações para que assumam o
protagonismo da defesa da terra e da vida sobre o planeta?
3. Educomunicação,
cidadania em rede e movimentos sociais. O eixo temático volta-se especialmente para a maneira como os movimentos
sociais atualizam e ressignificam suas práticas educomunicativas com o uso e a apropriação
dos dispositivos digitais a serviço da humanidade.
4. Educomunicação,
juventude e direitos humanos: Este eixo temático pretende refletir
sobre as diferentes relações entre a geração infanto-juvenil o conceito da Educomunicação,
evidenciando os desafios,os caminhos percorridos e propondo os avanços
necessários.
5. Educomunicação,
educação integral nas políticas públicas. O eixo temático se pergunta:o que têm significado
os projetos de educação integral propostos pelas políticas públicas? Como a Educomunicação
pode contribuir para o sucesso de empreendimentos coerentes com as demandas da
juventude brasileira?
6 - Educomunicação na
educação midiática e informacional. O eixo temático reporta-se à possível
contribuição do conceito da Educomunicação à articulação, em nível de América
Latina, que a UNESCO vem liderando em torno da alfabetização midiática e
informacional.
O VI Encontro e o III EDUCOM SUL
contará com a presença de jovens de diferentes organizações sociais que
promoverão uma “cobertura educomunicativa” do evento, ampliando sua
repercussão especialmente entre seu púbico alvo: os gestores dos processos de
educomunicação em vigência no Brasil.
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