ONDE: O evento
acontecerá de 10 a 12 de junho de 2015 na PUC/RS - Av. Ipiranga, 6681
-Partenon, Porto Alegre/RS.
EIXOS
TEMÁTICOS:
Apresentação
de trabalhos, relatos de experiência e pôsteres serão apresentados dentro dos
seguintes eixos temáticos:
1.
Educomunicação gênero e raça/etnia
Ementa: O conceito de diversidade
passa prioritariamente pelos temas de gênero e de raça/etnia, levando em
conta as referências que estas questões estabelecem para os sujeitos sociais,
em seus modos de pensar e de agir, e especialmente de se comunicar, assim como para
a própria sociedade, refletida nos meios de comunicação e nos currículos
escolares. O tema tem sido contemplado na definição de políticas afirmativas,
assim como no trabalho cotidiano de muitos educomunicadores. A proposta do eixo
temático é de refletir sobre novos saberes que precisam ser tecidos e como esta
tessitura pode contribuir para o avanço do direito de expressão das
diversidades.
2. Educomunicação e desenvolvimento
social e ambiental
Ementa: Os pontos de vista sobre a
natureza e seu manejo pela
humanidade, embasados em
conceitos elaborados pela ciência moderna desde o século XIX e levados à
prática pelos diferentes setores da vida econômica e social ao longo do século
XX, sob o impacto da uma visão desenvolvimentista, tem demonstrando que estamos
chegando ao final de um ciclo de vida com graves consequências globais tanto
para a humanidade quanto para o planeta. Qual a contribuição da educomunicação
às novas gerações para que assumam o protagonismo da defesa da terra e da vida
sobre o planeta?
3. Educomunicação, cidadania em rede
e movimentos sociais
Ementa: As pesquisas vêm demonstrando a
importância dos movimentos sociais no desenvolvimento de práticas que a
academia acabou - há exatos quinze anos - por designar como educomunicativas.
Na definição dos indicadores do que seja ou não “educomunicativo”, aparece,
como primeira referência, a adesão ao conceito de cidadaniae sua apropriação
sob as mais variadas formase linguagens. O eixo temático volta-se especialmente
para a maneira como os movimentos sociais atualizam e ressignificam suas
práticas educomunicativas com o uso e apropriação dos dispositivos digitais a
serviço da humanidade.
4. Educomunicação, juventude e
direitos humanos
Ementa: Entre
os setores sociais que acolheram com entusiasmo o conceito da educomunicação,
na América Latina, encontra-se o da Juventude. A relação entre o novo conceito
e a juventude “deu namoro”. E tem
ajudado tanto as/os adolescentes e as/os jovens, que encontraram referenciais
para sua atuação e seu protagonismo social, quanto o próprio conceito, que
ganhou um interlocutor crítico e comprometido. O eixo temático pretende
refletir sobre as diferentes relações entre a geração infanto-juvenil o
conceito da educomunicação, evidenciando os desafios,caminhos percorridos e
propondo os avanços necessários.
5. Educomunicação, educação integral
nas políticas públicas
Ementa: A adesão de educadores/as,
de crianças e de jovens à prática educomunicativa motivou setores do poder
público a introduzir o conceito em projetos voltados à melhoria do ensino
formal, tendo como escopo, em muitos casos, programas de educação
integral. No momento, contabilizam-se projetos educomunicativos em
diferentes municípios, em programas estaduais de ensino, ou mesmo em projetos
liderados pela própria União. O que tem significado tais projetos?Que benefícios têm trazido?Quais as oportunidades e desafios
para garantir sua continuidade frente às ameaças de descontinuidades próprias
das administrações públicas?
6. Educomunicação na educação
midiática e informacional
Ementa: As pesquisas apontam que a prática
que hoje designamos como educomunicação foi inicialmente pensada, ainda nas
décadas iniciais do século XX, como um movimento voltado à formação crítica dos
receptores dos meios massivos. Com a sistematização do conceito, o tema da
formação para a convivência com o sistema midiático passou a ser uma das áreas
privilegiadas do novo campo. O eixo temático reporta-se à possível contribuição
do conceito da educomunicação à articulação, em nível de América Latina, que a
UNESCO vem liderando em torno da alfabetização midiática e informacional.
O evento
contará ainda com sessão de cinema e oficinas temáticas. A programação completa
estará a disposição de todos a partir de fevereiro.
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