A
educomunicação é um paradigma orientador de práticas que têm como objetivo o
fortalecimento do protagonismo dos sujeitos sociais, mediante a gestão
compartilhada e solidária das tecnologias da informação, num exercício prático
do direito universal à expressão. Visível nas ações do movimento social, em
toda a América Latina, a partir dos anos de 1960, através da comunicação
alternativa e da educação popular, o conceito, sistematizado pelo NCE/USP, em
1999, tem como seu principal desafio, hoje, converter-se em política pública,
em condições de beneficiar, no Brasil, um público representado por um total
aproximado de dois milhões e meio de professores e mais de 50 milhões de
estudantes do ensino básico, além de milhares de agentes culturais que se
dedicam à educação não formal. No Brasil, a educomunicação tem sido levada a
setores sociais voltados para as áreas da educação em saúde, em
sustentabilidade e em meio ambiente, através de ações que primam pelo emprego de procedimentos dialógicos e participativos de comunicação. A
pesquisa sobre o conceito e o esforço para difundir sua prática tem
caracterizado a ação de aproximadamente 18 centros de pesquisas, em todo o
Brasil, com mais de 120 teses publicadas sobre o tema. Frente a este cenário, a
ABPEducom – Associação Brasileira dos Pesquisadores e Profissionais da
Educomunicação organiza, em Porto Alegre, em junho de 2015, juntamente com a
PUC/RS e com o apoio do NCE/USP e da UFSM, o VI Encontro Brasileiro de Educomunicação e
o III Educom Sul, com o tema Diversidade e educomuncação: tecendo
saberes e integrando práticas.
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