O QUE É EDUCOMUNICAÇÃO?

A educomunicação é um paradigma orientador de práticas que têm como objetivo o fortalecimento do protagonismo dos sujeitos sociais, mediante a gestão compartilhada e solidária das tecnologias da informação, num exercício prático do direito universal à expressão. Visível nas ações do movimento social, em toda a América Latina, a partir dos anos de 1960, através da comunicação alternativa e da educação popular, o conceito, sistematizado pelo NCE/USP, em 1999, tem como seu principal desafio, hoje, converter-se em política pública, em condições de beneficiar, no Brasil, um público representado por um total aproximado de dois milhões e meio de professores e mais de 50 milhões de estudantes do ensino básico, além de milhares de agentes culturais que se dedicam à educação não formal. No Brasil, a educomunicação tem sido levada a setores sociais voltados para as áreas da educação em saúde, em sustentabilidade e em meio ambiente, através de ações que primam pelo emprego de procedimentos dialógicos e participativos de comunicação. A pesquisa sobre o conceito e o esforço para difundir sua prática tem caracterizado a ação de aproximadamente 18 centros de pesquisas, em todo o Brasil, com mais de 120 teses publicadas sobre o tema. Frente a este cenário, a ABPEducom – Associação Brasileira dos Pesquisadores e Profissionais da Educomunicação organiza, em Porto Alegre, em junho de 2015, juntamente com a PUC/RS e com o apoio do NCE/USP e da UFSM, o VI Encontro Brasileiro de Educomunicação e o III Educom Sul, com o tema Diversidade e educomuncação: tecendo saberes e integrando práticas.

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