quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

VENHA PARTICIPAR!




Venha participar deste encontro apresentando sua pesquisa, promovendo um relato de suas experiências ou apresentando um pôster:

As apresentações vão acontecer dentro dos seguintes eixos temáticos:

1.   Educomunicação gênero e raça/etnia:
O conceito de diversidade passa prioritariamente pelos temas de gênero e de raça/etnia, levando em conta as referências que estas questões estabelecem para os sujeitos sociais, em seus modos de pensar e de agir, e especialmente de se comunicar, assim como para a própria sociedade, refletida nos meios de comunicação e nos currículos escolares. O tema tem sido contemplado na definição de políticas afirmativas, assim como no trabalho cotidiano de muitos educomunicadores. A proposta do eixo temático é de refletir sobre novos saberes que precisam ser tecidos e como esta tessitura pode contribuir para o avanço do direito de expressão das diversidades.

2.  Educomunicação e desenvolvimento social e ambiental:
Os pontos de vista sobre a natureza e seu manejo pela humanidade, embasados em conceitos elaborados pela ciência moderna desde o século XIX e levados à prática pelos diferentes setores da vida econômica e social ao longo do século XX, sob o impacto da uma visão desenvolvimentista, tem demonstrando que estamos chegando ao final de um ciclo de vida com graves consequências globais tanto para a humanidade quanto para o planeta. Qual a contribuição da educomunicação às novas gerações para que assumam o protagonismo da defesa da terra e da vida sobre o planeta?

3.   Educomunicação, cidadania em rede e movimentos sociais:

 As pesquisas vêm demonstrando a importância dos movimentos sociais no desenvolvimento de práticas que a academia acabou - há exatos quinze anos - por designar como educomunicativas. Na definição dos indicadores do que seja ou não “educomunicativo”, aparece, como primeira referência, a adesão ao conceito de cidadania e sua apropriação sob as mais variadas forma-se linguagens. O eixo temático volta-se especialmente para a maneira como os movimentos sociais atualizam e ressignificam suas práticas educomunicativas com o uso e apropriação dos dispositivos digitais a serviço da humanidade.

4.  Educomunicação, juventude e direitos humanos:
Entre os setores sociais que acolheram com entusiasmo o conceito da educomunicação, na América Latina, encontra-se o da Juventude. A relação entre o novo conceito e a juventude “deu namoro”. E tem ajudado tanto as/os adolescentes e as/os jovens, que encontraram referenciais para sua atuação e seu protagonismo social, quanto o próprio conceito, que ganhou um interlocutor crítico e comprometido. O eixo temático pretende refletir sobre as diferentes relações entre a geração infanto-juvenil o conceito da educomunicação, evidenciando os desafios,caminhos percorridos e propondo os avanços necessários.

5.   Educomunicação, educação integral nas políticas públicas:
A adesão de educadores/as, de crianças e de jovens à prática educomunicativa motivou setores do poder público a introduzir o conceito em projetos voltados à melhoria do ensino formal, tendo como escopo, em muitos casos, programas de educação integral.  No momento, contabilizam-se projetos educomunicativos em diferentes municípios, em programas estaduais de ensino, ou mesmo em projetos liderados pela própria União. O que tem significado tais projetos?Que benefícios têm trazido?Quais as oportunidades e desafios para garantir sua continuidade frente às ameaças de descontinuidades próprias das administrações públicas?

6 - Educomunicação na educação midiática e informacional:
As pesquisas apontam que a prática que hoje designamos como educomunicação foi inicialmente pensada, ainda nas décadas iniciais do século XX, como um movimento voltado à formação crítica dos receptores dos meios massivos. Com a sistematização do conceito, o tema da formação para a convivência com o sistema midiático passou a ser uma das áreas privilegiadas do novo campo. O eixo temático reporta-se à possível contribuição do conceito da educomunicação à articulação, em nível de América Latina, que a UNESCO vem liderando em torno da alfabetização midiática e informacional.

Um comentário:

  1. Gostei imenso dos eixos temáticos e gostaria de participar com algum trabalho...
    Minha questão é se a formação de professores para o uso de mídias e tecnologias digitais da informação e comunicação cabe no eixo 6 ou melhor no 3? Obrigada.

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