segunda-feira, 1 de junho de 2015

EXPOSIÇÃO E LIVRO “CAROLINAS”

Por Diego Balbino e Paola Prandini


Você conhece Carolina Maria de Jesus? No dia 14 de fevereiro, ela completaria 101 anos de idade. Mulher negra, nascida em Sacramento (MG), chega em São Paulo, em 1947, para tentar ‘melhorar de vida’, onde acaba trabalhando como empregada doméstica, catadora de papel e – onde realiza o seu maior sonho – se tornar escritora e famosa.

Mesmo tendo estudado até o segundo ano primário, o primeiro livro de Carolina, Quarto de despejo – Diário de uma Favelada, vendeu mais de 100 mil exemplares no ano de lançamento, em 1960.

Como forma de homenageá-la, no final de 2014, a AfroeducAÇÃO (www.afroeducacao.com.br) - um negócio social que promove ações envolvendo Cultura Negra e Educomunicação – trouxe a público a publicação “Carolinas”, um livro que retrata mulheres negras, que atuam como catadoras de papel na cidade de São Paulo.

No entanto, como base para o livro, Diego Balbino assina, desde 2011, uma exposição fotográfica com fotografias em homenagem à autora. Dessa forma, após a itinerância da exposição – que já esteve nas cinco zonas da cidade de São Paulo, incluindo espaços como o Memorial da América Latina e diversos CEUs (Centro Educacional Unificado) de São Paulo –, o fotógrafo, juntamente com a escritora Paola Prandini, resolveram perpetuar as imagens e as histórias de vida das Carolinas de hoje em uma publicação impressa.

As imagens, de autoria do fotógrafo Diego Balbino, são resultado de suas incursões pelas ruas da capital e em visitas a cooperativas de reciclagem de lixo integradas por mulheres. Acompanhando o ensaio fotográfico, o livro também traz histórias de vida das personagens retratadas, por meio dos quais podemos conhecer suas trajetórias.

O material é resultado da pesquisa dos autores, juntamente com a equipe da AfroeducAÇÃO, acerca da vida e da obra de Carolina de Jesus, desde 2010. Trata-se de um marco importante para registrar a importância da existência dessas mulheres para a vida da cidade de São Paulo e garantir o reconhecimento e a credibilidade às práticas por elas exercidas.


Para adquirir o livro, bem como outros materiais do projeto “Carolinas”, escreva para contato@afroeducacao.com.br ou aproveite o VI Encontro Brasileiro de Educomunicação, em que os livros ficarão à disposição do público, assim como a exposição de fotografias!


2 comentários:

  1. Esse livro é de uma sensibilidade textual, que não pode deixar de ser lido.Além, das fotos também sensíveis.

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é de uma sensibilidade textual, que não pode deixar de ser lido.Além, das fotos também sensíveis.

    ResponderExcluir