terça-feira, 17 de março de 2015

CONHEÇA OS PALESTRANTES DA MESA REDONDA EDUCOMUNICAÇÃO, GÊNERO E RAÇA/ETNIA

Esta mesa acontecerá no dia 11 de junho de 2015, no Teatro 40, das 9h00 às 12h15


Cláudia Regina Lahni– UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora – MG.Fez pós-doutorado (2014) em Comunicação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); doutorado (2005) e mestrado (1999) em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP); especialização em Jornalismo (1996) pela Faculdade Cásper Líbero e graduação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1990). É professora associada da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Participa do Grupo de Pesquisa Comunicação para a Cidadania da Intercom (do qual foi coordenadora em 2011-2012) e participa do Grupo de Pesquisa Geografias da Comunicação (PPGCOM-UERJ-CNPq). É vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação, Comunicação e Feminismo (Faced-UFJF-CNPq). Feminista, lésbica, tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo Comunitário e Ensino de Jornalismo, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação comunitária, rádio comunitária, comunicação e relações de gênero, educomunicação, imprensa sindical, participação e cidadania. Coordenou o projeto de pesquisa "Educomunicação e identidade: estudo de projetos de leitura crítica da mídia e sua influência na identidade e cidadania dos que neles participam" (2008-2010); coordenou o projeto de extensão em interface com a pesquisa (financiado pela Fapemig) "Comunicação para a cidadania: tecnologias, identidade e ação comunitária" (2007-2010) e, entre outros, coordenou o projeto de extensão "Programa de Mulher" (2001-2007) - ambos trabalhavam educomunicação com adolescentes. 


Fernando Jorge Pina Tavares - UNILAB – Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro brasileira. Bacharel em Filosofia, Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. É vice-presidente da SOFELP - Sociedade de Filosofia da Educação de Língua Portuguesa. Atuou, de 2008 a janeiro de 2015, como Vice-Reitor da Universidade de Santiago - Cabo Verde, Chefe de Departamento e Professor de Ciências da Educação. Atualmente é Professor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - Unilab, em São Francisco do Conde – Bahia.




Nilma Lino Gomes - Atual ministra de Política da Promoção de Igualdade Racial. Nilma é pedagoga, graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG),  onde também fez o mestrado em educação. Ela tem doutorado em ciências sociais pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado, em sociologia, pela Universidade de Coimbra (Portugal).  Em abril de 2013, Nilma foi empossada reitora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), com sede em Redenção (CE). Foi Coordenadora Geral do Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão Ações Afirmativas na UFMG (2002 a 2013) e, atualmente, integra a equipe de pesquisadores desse Programa. É membro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), Associação Brasileira de Antropologia (ABA), Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN) e é integrante da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (gestão 2010 a 2014).


Maria da Graça Gomes Paiva - Secretária Municipal de Educação Adjunta da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre – RS. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976), mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1981) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, aprendizagem, educação de professores, formação de professores e língua inglesa. Foi Consultora da UNESCO (2004-2010) nos Programas " Primeira Infância Melhor - PIM (SES/POA - RS) e " Programa Fundo do Milênio para a Primeira Infância & quot; (UNESCO, Gerdau e FMSS). É presidente da Associação Paradigmação - PAPS (Projetos Sociais). Coordena o " Sarau em Língua Inglesa & quot. Foi Senadora Suplente do Senado Federal (de 2006 até 2014) e, desde janeiro de 2012, é Secretária Municipal de Educação Adjunta da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre. A partir dezembro de 2013, assumiu as funções de Coordenadora do " Programa Primeira Infância Melhor, Porto Infância Alegre (PIM PIA)- uma política pública das infâncias, sócio educativa e preventiva de educação continuada domiciliar, que contribui para a redução das desigualdades sociais nas comunidades atendidas no município de Porto Alegre, RS. 

quinta-feira, 5 de março de 2015

CONFERÊNCIA MAGNA SERÁ PROFERIDA POR JORDI TORRENT, DAS NAÇÕES UNIDAS

A Conferência magna intitulada A Educomunicação no contexto do programa Aliança das civilizações das Nações Unidas, será proferida por Jordi Torrent, atual coordenador do programa de Alfabetização Midiática e Informacional da UNAOC – United Nations Alliance of Civilizations, com sede em Nova York, USA.


Jordi Torrent formou-se em Filosofia pela Universidade de Barcelona. Fez pós-graduação sobre estética cinematográfica, na Universidade de Sorbonne, e sobre antropologia do cinema, na Ecole Pratique des Hautes Etudes, ambas em Paris. De 1985 a 1990 foi curador de mídia da Exit Art, em New York e, na sequência, entre 1990-2007, consultor de Educação junto ao Departamento de Educação da mesma cidade, tendo criado programas de Media Literacy, com a promoção de cursos de formação para educadores e pais. Entre 2004 e 2008, foi co-diretor de "Conversas no exterior", uma série de conferências internacionais com foco na juventude, meios de comunicação e educação. Foi co-editor dos livros Mapping Media Education Policies in the World (UNAOC e UNESCO) e Youth Media Visions: Conversations Across Cultures (Columbia Univerity)Produziu, escreveu e dirigiu programas de televisão, documentários e longas-metragens. Atualmente, gerencia as iniciativas do programa de Alfabetização Midiática e Informacional da UNAOC – United Nations Alliance of Civilizations (UNAOC).

terça-feira, 3 de março de 2015

SITE DA ONU ANUNCIA EVENTO DE EDUCOMUNICAÇÃO, NO BRASIL




O site da United Nations Alliance of Civilizations (UNAOC) acaba de divulgar a realização do VI Encontro Brasileiro de Educomuncação <http://milunesco.unaoc.org/event/vi-encontro-brasileiro-de-educomunicacao-iii-educom-sul/>.
O site volta-se expressamente para o tema da "literacia midiática e informacional", um dos subtemas do evento promovido, em Porto Alegre, pela APBEducom, NCE/USP, PUC/RS e a UFSM.



JORDI TORRENT

O coordenador do programa Media & Information Literacy, da UNAOC, Jordi Torrent, ministrará a conferência magna do evento,  prevista para ocorrer no dia 10 de junho, às 18hs, no campus da PUC/RS. O tema a ser abordado diz respeito à opção da ONU pelo trabalho com a educação frente ao mundo da informação e da comunicação (Media & Information Literacy), enquanto dispositivo capaz de colaborar para a formação de novas gerações, para que sejam capazes de superar as divisões entre raças, etnias e culturas, provadas por preconceitos criados e difundidos por estruturas midiáticas sustentadas por interesses políticos e econômicos, em todo o mundo.   


Em 2010, Jordi Torrent e Roberto Aparici promoveram, na WEB, as convite da Fundação Kine e da UNICEF argentina, um debate sobre a natureza do conceito da educomunicação, e sobre como o pensamento educomunicativo latino-americano pode oferecer sustentação para os propósitos da ONU na construção de uma cultura de paz e de justiça entre os povos, através do empoderamento midiático de crianças e jovens <http://www.1minutoxmisderechos.org.ar/noticia_popup.php?id_noticia=3>


quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

CONHEÇA OS PALESTRANTES DA MESA REDONDA: DIVERSIDADE E EDUCOMUNICAÇÃO: TECENDO SABERES E INTEGRANDO PRÁTICAS

Esta mesa acontecerá no dia 10 de junho de 2015, no Teatro 40, das 9h00 às 12h15



Joel Zito Araújo – Cineasta e pesquisador mineiro, da cidade de Nanuque, é doutor em Ciências da comunicação pela ECA/USP e fez pós-doutorado no departamento de rádio, TV e cinema e no departamento de antropologia da University of Texas, em Austin, nos Estados Unidos. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Cinema, atuando principalmente nos seguintes temas: diversidade racial, identidade negra, racismo, televisão, cinema e telenovela. Em 2013 dividiu a direção do documentário "Raça" com a vencedora do Oscar, Megan Mylan, dentro da temática do negro na sociedade brasileira.




Naine Terena de Jesus - Índia do Povo Terena de Mato Grosso do Sul. Doutora em Educação (PUC-SP), mestrado em Arte (UnB), e graduada em radialismo (UFMT). Atualmente é pós-doutoranda na UFMT no laboratório de Estudos sobre a informação e comunicação na educação (Instituto de Educação); é consultora e palestrante nas áreas de comunicação, economia criativa e educação. É autora do projeto Territórios criativos indígenas, convênio do MINC com a UFMT que visa o desenvolvimento de economia criativa entre 4 povos indígenas de Mato Grosso. Também foi idealizadora e executora do Vukapanavo, projeto de Oficinas, exposições e vídeos com professores Terenas.







Maria Celia Giudicissi Rehder A jornalista e educomunicadora Maria Rehder é especialista em Gestão da Comunicação pela ECA-USP e mestre em direitos humanos pelo Centro Europeu de Direitos Humanos e Democratização (EIUC), na Itália. Há 12 anos integra o NCE-USP, acumulando experiência internacional desenvolvendo projetos de educomunicação em Timor-Leste, Guiné-Bissau, Botsuana e Quênia.







Ramênia Vieira - Ramênia Vieira, jornalista, especialista em Políticas Públicas de Gênero e Igualdade Racial (FDRH-PUC/RS) e integrante do Coletivo Intervozes.


quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

VENHA PARTICIPAR!




Venha participar deste encontro apresentando sua pesquisa, promovendo um relato de suas experiências ou apresentando um pôster:

As apresentações vão acontecer dentro dos seguintes eixos temáticos:

1.   Educomunicação gênero e raça/etnia:
O conceito de diversidade passa prioritariamente pelos temas de gênero e de raça/etnia, levando em conta as referências que estas questões estabelecem para os sujeitos sociais, em seus modos de pensar e de agir, e especialmente de se comunicar, assim como para a própria sociedade, refletida nos meios de comunicação e nos currículos escolares. O tema tem sido contemplado na definição de políticas afirmativas, assim como no trabalho cotidiano de muitos educomunicadores. A proposta do eixo temático é de refletir sobre novos saberes que precisam ser tecidos e como esta tessitura pode contribuir para o avanço do direito de expressão das diversidades.

2.  Educomunicação e desenvolvimento social e ambiental:
Os pontos de vista sobre a natureza e seu manejo pela humanidade, embasados em conceitos elaborados pela ciência moderna desde o século XIX e levados à prática pelos diferentes setores da vida econômica e social ao longo do século XX, sob o impacto da uma visão desenvolvimentista, tem demonstrando que estamos chegando ao final de um ciclo de vida com graves consequências globais tanto para a humanidade quanto para o planeta. Qual a contribuição da educomunicação às novas gerações para que assumam o protagonismo da defesa da terra e da vida sobre o planeta?

3.   Educomunicação, cidadania em rede e movimentos sociais:

 As pesquisas vêm demonstrando a importância dos movimentos sociais no desenvolvimento de práticas que a academia acabou - há exatos quinze anos - por designar como educomunicativas. Na definição dos indicadores do que seja ou não “educomunicativo”, aparece, como primeira referência, a adesão ao conceito de cidadania e sua apropriação sob as mais variadas forma-se linguagens. O eixo temático volta-se especialmente para a maneira como os movimentos sociais atualizam e ressignificam suas práticas educomunicativas com o uso e apropriação dos dispositivos digitais a serviço da humanidade.

4.  Educomunicação, juventude e direitos humanos:
Entre os setores sociais que acolheram com entusiasmo o conceito da educomunicação, na América Latina, encontra-se o da Juventude. A relação entre o novo conceito e a juventude “deu namoro”. E tem ajudado tanto as/os adolescentes e as/os jovens, que encontraram referenciais para sua atuação e seu protagonismo social, quanto o próprio conceito, que ganhou um interlocutor crítico e comprometido. O eixo temático pretende refletir sobre as diferentes relações entre a geração infanto-juvenil o conceito da educomunicação, evidenciando os desafios,caminhos percorridos e propondo os avanços necessários.

5.   Educomunicação, educação integral nas políticas públicas:
A adesão de educadores/as, de crianças e de jovens à prática educomunicativa motivou setores do poder público a introduzir o conceito em projetos voltados à melhoria do ensino formal, tendo como escopo, em muitos casos, programas de educação integral.  No momento, contabilizam-se projetos educomunicativos em diferentes municípios, em programas estaduais de ensino, ou mesmo em projetos liderados pela própria União. O que tem significado tais projetos?Que benefícios têm trazido?Quais as oportunidades e desafios para garantir sua continuidade frente às ameaças de descontinuidades próprias das administrações públicas?

6 - Educomunicação na educação midiática e informacional:
As pesquisas apontam que a prática que hoje designamos como educomunicação foi inicialmente pensada, ainda nas décadas iniciais do século XX, como um movimento voltado à formação crítica dos receptores dos meios massivos. Com a sistematização do conceito, o tema da formação para a convivência com o sistema midiático passou a ser uma das áreas privilegiadas do novo campo. O eixo temático reporta-se à possível contribuição do conceito da educomunicação à articulação, em nível de América Latina, que a UNESCO vem liderando em torno da alfabetização midiática e informacional.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

EQUIPE


Coordenação Geral
Ismar de Oliveira Soares – ABPEducom
Rosane Rosa – UFSM
Sátira Pereira Machado – NEABI- PUC/RS

Secretaria Geral
Claudemir Edson Viana – NCE-USP
Jurema Brasil Xavier – ABPEducom

Apoio
CCD DA ABPEDUCOM:
- Cassios Nogueira
- Cristina Uchôa
- Evelin Haslinger
- Jurema Brasil Xavier
- Luci Ferraz
- Maria Célia G. Rehder
- Patrícia Horta
- Talita Moretto
- Vânia Beatriz Vasconcelos

Comissão Científica
Ademilde Sartori - UDESC
Caroline Casali - UFSM
Claudemir Viana – NCE/USP
Cláudia Lago – ECA/USP
Claudia Mogadouro - ABPEducom
Ilza Girardi – PPGCOM UFRGS (Educom. Ambiental)
Ismar de Oliveira Soares - ABPEducom
Jane Mazzarino – PPG Ambiente e DesenvolvimentoUNIVATES (Educom Ambiental)
Leunice Martins de Oliveira – EDUCOM AFRO e PPG EDUCAÇÃO PUCRS
Patrícia Horta - UFPE
Regiane Regina Ribeiro - UFPR
Rosane Rosa - UFSM
Rose Pinheiro – ECA/USP
Salete Sirlei Valesan Camba - Flacso
Sátira Pereira Machado – NEABI-PUC/RS
Sergio Fabiano Annibal - UNESP
Talita Moretto Alexandre - ABPEducom
Tatiana Gianordoli – ABPEducom
Thais Chita - Flacso
Vera Lucia Raddatz – UNIJUI - RS


Inscrições abertas para Curso sobre Direitos Humanos, na Itália


Os interessados no tema dos Direitos Humanos têm uma oportunidade de acesso a um curso virtual gratuito oferecido pela Universidade de Pádova, na Itália.

O curso será oferecido em língua inglesa inglês, es está sendo recomendado pela Mestra Maria Rehder aos estudiosos da educomunicação. Rehder acaba de regressar da Itália onde obteve o grau de mestra com trabalho que relaciona Direitos Humanos e Educomunicação. justamente em Pádova.