sábado, 25 de abril de 2015

LATINO-AMERICANOS TERÃO ESPAÇO PRIVILEGIADO NO VI ENCONTRO BRASILEIRO DE EDUCOMUNICAÇÃO E III EDUCOMSUL



Silvia Bacher - Argentina
Convidados de organizações de educação midiática da Argentina, Peru e Venezuela terão espaço privilegiado na programação do VI Encontro Brasileiro de Educomunicação e III Educomsul, previsto para ocorrer em Porto Alegre, entre 10 e 12 de junho de 2015, no campus da PUCRS.


Rosa Mollo - Peru
O primeiro deles, previsto para a noite do dia 11 de junho, será a Mesa Redonda sobre “Educação Midiática na América Latina: articulações e formações de redes”, contando com a presença de Rosa Mollo, Peru, que apresentará o projeto "Articulación de La Educomunicación y eldesarrollo integral y solidário de laniñez y adolescência latinoamericana y caribeña", voltado à sistematização da fundamentação teórica da Educomunicação no continente, criado pelo CELAM, SIGNIS e Instituto das FMA.

Maurice Brunner - Venezuela
Maurice Brunner, da Venezuela apresentará a Contribuição do CESAP e do Centro Guarura para as políticas de educomunicação na Venezuela, além de Silvia Bacher, de Buenos Aires, que discorrerá sobre o tema:“Las Otras Voces  - Rede de formação em educação midiática, na Argentina”.


Alexandre Sayad
Os convidados serão acompanhados pelo jornalista brasileiro  Alexandre Sayad, da Rede GAPMIL(Global Alliance on Media InformationLiteracy) da UNESCO, com sede em Paris, e pelo  professor Ismar de Oliveira Soares, membro do Conselho Coordenador da OLCAMI - Observatório Latinoamericano e Caribenho de Alfabetização Midiática e Informacional, com sede no México.

Ismar O. Soares
Pesquisas sobre Educomunicação:

Claudemir Viana
Está prevista também uma reunião dos latino-americanos com um grupo de pesquisadores do Brasil para analisar o movimento latinoamericano em torno da pesquisa sobre o fenômeno educomunicativo no continente.

Thaís Shita
A reunião será coordenada por Thaís Chita, assessora da área de Participação, Sociedade Civil e Processos de Mobilização da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais - FLACSO, e Claudemir Viana, Coordenador adjunto do NCE/USP e Secretário Executivo da ABPEducom.


Informações:

Maiores informações sobre o VI Encontro Brasileiro de Educomunicação e III Educomsul   obtidas no blog do evento: <www.6educom.blogspot.com.br>

quarta-feira, 22 de abril de 2015

INSCRIÇÕES DE TRABALHOS NO VI EDUCOM E III EDUCOMSUL SUPERAM AS EXPECTATIVAS

Após o encerramento, no dia 20 de abril, do período de inscrições para a apresentação de papers no cronograma de atividades do VI Encontro Brasileiro de Educomunicação e III Educomsul  (Porto Alegre, 10 a 12 de junho de 2015), constatou-se que, ao todo, foram inscritos 152 propostas, sendo 88 trabalhos científicos e  64 relatos de experiências. Somam-se a estas propostas um total de 14 pôsteres. A esta produção acadêmica somam-se as 17 palestras que serão ministradas em quatro mesas redondas, além de sessões de cinema, com exibição (e debate) de filmes sobre o tema do evento.

No momento, os pedidos de inscrição dos trabalhos estão sendo examinados pela Comissão Científica do VI Encontro que terá até o dia 30 de abril para apresentar o resultado das análises.

A secretaria executiva do VI Encontro elaborou o quadro que segue, mostrando o número de trabalhos enviados para serem apresentados nos eixos temáticos do evento:

EIXO TEMÁTICO
TRABALHO CIENTÍFICO - TC
RELATO DE EXPERIÊNCIA - RE
TOTAL POR EIXO
Educomunicação e Desenvolvimento Social e Ambiental
10
04
14
Educomunicação, cidadania em rede e movimentos sociais
10
08
18
Educomunicação e educação integral nas políticas públicas
11
07
18
Educomunicação, juventude e direitos humanos
09
12
21
Educomunicação, gênero, raça/etnia
09
07
16
Educomunicação na educação midiática e informacional
39
26
65
TOTAL POR MODALIDADE (TC E RE)
88
64
152

Foram inscritos 14 PÔSTERES