Venha
participar deste encontro apresentando sua pesquisa, promovendo um relato de
suas experiências ou apresentando um pôster:
As
apresentações vão acontecer dentro dos seguintes eixos temáticos:
1.
Educomunicação gênero e raça/etnia:
O conceito de diversidade passa
prioritariamente pelos temas de gênero e de raça/etnia, levando em conta
as referências que estas questões estabelecem para os sujeitos sociais, em seus
modos de pensar e de agir, e especialmente de se comunicar, assim como para a própria
sociedade, refletida nos meios de comunicação e nos currículos escolares. O
tema tem sido contemplado na definição de políticas afirmativas, assim como no
trabalho cotidiano de muitos educomunicadores. A proposta do eixo temático é de
refletir sobre novos saberes que precisam ser tecidos e como esta tessitura
pode contribuir para o avanço do direito de expressão das diversidades.
2. Educomunicação
e desenvolvimento social e ambiental:
Os pontos de vista sobre a
natureza e seu manejo pela
humanidade, embasados em
conceitos elaborados pela ciência moderna desde o século XIX e levados à
prática pelos diferentes setores da vida econômica e social ao longo do século
XX, sob o impacto da uma visão desenvolvimentista, tem demonstrando que estamos
chegando ao final de um ciclo de vida com graves consequências globais tanto
para a humanidade quanto para o planeta. Qual a contribuição da educomunicação
às novas gerações para que assumam o protagonismo da defesa da terra e da vida
sobre o planeta?
3. Educomunicação,
cidadania em rede e movimentos sociais:
As
pesquisas vêm demonstrando a importância dos movimentos sociais no
desenvolvimento de práticas que a academia acabou - há exatos quinze anos - por
designar como educomunicativas. Na definição dos indicadores do que seja ou não
“educomunicativo”, aparece, como primeira referência, a adesão ao conceito de
cidadania e sua apropriação sob as mais variadas forma-se linguagens. O eixo
temático volta-se especialmente para a maneira como os movimentos sociais atualizam
e ressignificam suas práticas educomunicativas com o uso e apropriação dos
dispositivos digitais a serviço da humanidade.
4. Educomunicação,
juventude e direitos humanos:
Entre os setores sociais que
acolheram com entusiasmo o conceito da educomunicação, na América Latina,
encontra-se o da Juventude. A relação entre o novo conceito e a juventude “deu
namoro”. E tem ajudado
tanto as/os adolescentes e as/os jovens, que encontraram referenciais para sua
atuação e seu protagonismo social, quanto o próprio conceito, que ganhou um
interlocutor crítico e comprometido. O eixo temático pretende refletir sobre as
diferentes relações entre a geração infanto-juvenil o conceito da
educomunicação, evidenciando os desafios,caminhos percorridos e propondo os
avanços necessários.
5. Educomunicação,
educação integral nas políticas públicas:
A adesão de educadores/as,
de crianças e de jovens à prática educomunicativa motivou setores do poder
público a introduzir o conceito em projetos voltados à melhoria do ensino
formal, tendo como escopo, em muitos casos, programas de educação
integral. No momento, contabilizam-se projetos educomunicativos em
diferentes municípios, em programas estaduais de ensino, ou mesmo em projetos
liderados pela própria União. O que tem significado tais projetos?Que benefícios têm trazido?Quais as oportunidades e desafios
para garantir sua continuidade frente às ameaças de descontinuidades próprias
das administrações públicas?
6 - Educomunicação na educação
midiática e informacional:
As pesquisas apontam que a prática que hoje
designamos como educomunicação foi inicialmente pensada, ainda nas décadas iniciais
do século XX, como um movimento voltado à formação crítica dos receptores dos
meios massivos. Com a sistematização do conceito, o tema da formação para a
convivência com o sistema midiático passou a ser uma das áreas privilegiadas do
novo campo. O eixo temático reporta-se à possível contribuição do conceito da
educomunicação à articulação, em nível de América Latina, que a UNESCO vem
liderando em torno da alfabetização midiática e informacional.
Gostei imenso dos eixos temáticos e gostaria de participar com algum trabalho...
ResponderExcluirMinha questão é se a formação de professores para o uso de mídias e tecnologias digitais da informação e comunicação cabe no eixo 6 ou melhor no 3? Obrigada.